Projeto SuperAção

APRESENTAÇÃO

Considerando os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb (2009) e em especial da avaliação dos anos finais, do 5º ao 9º ano em português e matemática em todo país, o pior desempenho foi o de Alagoas, com nota de 2.9, abaixo da média nacional de 4.2, configurando-se como o pior indicador brasileiro. Neste Estado, são 512 escolas que apresentam Ideb abaixo da média nacional só em Alagoas. Reconhecemos o esforço que o Estado faz através de algumas iniciativas em especial por parte de Secretarias Municipais de Educação, na busca de melhorar, mas ainda se destacou como o segundo pior do Brasil no Ideb em 2010.


Entre as capitais brasileiras, a que obteve a pior média foi Maceió (AL), com nota de 3.6 para os anos iniciais e 2.6 para os anos finais do ensino fundamental. Em 2011, percebemos que em muito Alagoas precisa realizar para alcançar um melhor (Ideb) que numa escala que vai de 0 a 10, o MEC (Ministério da Educação) fixou a média 6, como objetivo meta para o país até 2021


Diante deste contexto, o CENFAP compreende que se faz necessário que haja compromisso e engajamento de todos que fazem a educação pública desse Estado, visando melhoria da qualidade do ensino. Nesse sentido, com a finalidade de avançar os seus indicadores qualitativos e de desempenho da educação do Ensino Fundamental, apresentamos, o Projeto SUPERAÇÃO, como uma alternativa que contribuirá na melhoria significativa destes dados, como uma ação de pesquisa e extensão a ser desenvolvida em parceria com as Secretarias Municipais de Educação em Alagoas.



PRINCIPAIS OBJETIVOS METAS:



- Melhorar os indicadores de qualidade da educação.


- Dinamizar a educação municipal.


- Estimular os alunos para maior entusiasmo pela escola.


- Contribuir para a superação de evasão e reprovação no Ensino Fundamental.


- Melhorar entrosamento dos alunos e professores.


- Estimular a maior participação dos alunos em sala de aula.


- Estimular o trabalho de pesquisa nos alunos.


- Melhorar a auto estima e formação dos professores das áreas específicas.


- Melhorar os resultados de participação dos alunos em sala de aula e apresentação de melhores resultados de aprendizagem.


(82) 3338-4185 / 3338-2078

  • Endereço

    Rua Desembargador Hermann Soares Torres, 279 - Maceió/AL
    CEP: 57.050-420 - Farol
    Fone: 82 3338.4185