Projeto Prosseguir

SUPERE JÁ A EVASÃO DA EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SEU MUNICÍPIO

Sr(a) Secretário(a), Não perca a oportunidade de seu município superar a evasão da EJA.


O CENFAP apresenta uma proposta para mudar esta realidade em seu município. Agende urgente uma visita para conhecer o PROJETO PROSSEGUIR até o dia 19/04/2013, para que possamos orientar sobre a adesão e matrícula.



APRESENTAÇÃO:


INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROJETO:


1. OBJETIVO DO CENFAP PARA ESTA AÇÃO

Contribuir na superação da evasão dos alunos de EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA, executando ações de construção e assessoramento na implantação e implementação do Projeto PROSSEGUIR com monitoramento e avaliação de todas as experiências de natureza teórico e prática desenvolvida no Município.


2. OBJETIVOS GERAIS DO PROJETO PROSSEGUIR


1. Desenvolver o Projeto PROSSEGUIR em parceria com os Sistemas Municipais de Ensino, garantindo Formação de Ensino Fundamental com qualificação Profissional de Jovens e Adultos que não estudaram em idade própria, garantindo uma formação ampla, aumentando as possibilidades de inserção ocupacional do/a jovem trabalhador/a (assalariamento, auto-emprego e economia solidária) oportunizando acesso à qualificação profissional inicial.


2. Oferecer Educação Profissional de nível básico, na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental (do 1º ou 2º segmento) para o público da educação de jovens e adultos. A partir dessa fundamentação e assegurando a possibilidade dos jovens e dos adultos estarem aptos à prosseguirem os estudos em caráter regular, a presente proposta organiza seu currículo, considerando também, os objetivos específicos da instituição para o referido Projeto, quais sejam:


3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS


1) Preparar o jovem para atuar no mundo do trabalho, como empregado, pequeno empresário ou membro de cooperativa;

2) Desenvolver competências necessárias para o desempenho de uma ocupação que gere renda;

3) Ofertar cursos de Ensino Fundamental e qualificação profissional;

4) Oferecer o Curso da Educação de Jovens e Adultos no nível de 1º e 2º segmento do ensino Fundamental;

5) Oportunizar a elevação da escolaridade básica,aos trabalhadores que não tiveram acesso a essa escolarização na idade própria;

6) Qualificar trabalhadores através da oferta de cursos profissionalizantes de nível básico;

7) Possibilitar espaços de reflexão e de aprendizagens, relacionando a teoria, com a prática, no ensino dos conteúdos / conceitos de cada disciplina;

8) Contribuir para o desenvolvimento e a ampliação da consciência crítica do aluno, da sua compreensão sobre os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos;

9) Estimular o aluno para que aprenda a gerenciar as informações disponíveis e construa um perfil, dinâmico, autônomo, cooperativo, crítico e criativo possibilitando sua intervenção no mundo que o cerca;

10) Respeitar a diversidade das identidades culturais e as características dos alunos;

11) Promover a valorização profissional do aluno, sua inserção produtiva e o efetivo exercício da cidadania.



4. PRINCIPAIS METAS A SEREM ALCANÇADAS:

Beneficiar jovens e adultos a partir de 18 anos com formação de Ensino Fundamental do 1º e 2º segmento, com qualificação profissional, contribuindo para o desenvolvimento do seu potencial empreendedor e de empregabilidade, transformando-os em;

a) Pessoas de níveis crescentes de autonomia, de definição dos próprios rumos, de exercício de seus direitos e de sua liberdade;

b) Cidadãos conscientes da importância do papel protagonista e da necessidade da sua efetiva participação no aprimoramento da democracia, na defesa dos direitos civis, políticos e sociais;

c) Trabalhadores com qualificação social e profissional para a inserção ativa, cidadã, no mundo social e do trabalho tendo em vista ações de empreendedorismo e da economia solidária;

d) Conviver e trabalhar em grupo, valorizando a diversidade de opiniões e a resolução negociada de conflitos;

e) Melhor auto estima para o enfrentamento advindos do cotidiano no meio ao qual está inserido.



5. PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS:

Educadores que atuam na EJA com vínculo empregatício no Município e Monitores e Especializados nas áreas de produção que ocupam os cursos a serem definidos pelo Município em conjunto com o CENFAP.



6. CARGA HORÁRIA:

1.200 horas da base comum do Ensino Fundamental e 400 horas de Educação e Trabalho, totalizando 1.600 horas anual.



7.DURAÇÃO:

2 anos.



8.PERIODO DE EXECUÇÃO:

a combinar.



9. KITS DIDÁTICOS

a) dos alunos

O kit do aluno é composto de:

- pasta padronizada

- camisetas (uniforme)

- material impresso para estudo.

- material específico para cada oficina profissionalizante de acordo com as necessidades do curso.



b) dos formadores

- Cada profissional deverá receber o kit de material instrucional e equipamentos de acordo com as necessidades do curso a ser ofertado.

- Todos os professores que participarem da formação básica e continuada semanalmente, sob a assessoria do CENFAP, receberão ao término do Projeto o título de Especialistas em EJA, (respeitados os critérios estabelecidos pelo PROJETO PROSSEGUIR e legislação brasileira).



10.ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO PROJETO

O Projeto será desenvolvido prioritariamente no turno noturno com duração de 02 anos por cada segmento com carga horária de 1.600h com 400 horas/semestre (Período), 20 horas/semanais e 04 horas/dia. Em qualquer das situações, os segmentos serão organizados por FASE e por PERÍODO, onde as disciplinas e cursos Profissionalizantes serão distribuídos e ofertados aos alunos. Nesse sentido, segue a matriz curricular distribuída por Segmento. Os cursos são selecionados de acordo com as necessidades locais.



11.PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA:

I. SÍNTESE DE DISTRIBUIÇÃO DOS ITENS DO INVESTIMENTO

Custo aluno será avaliado de acordo com as condições operacionais estabelecidos entre os parceiros.



II. AS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

A combinar.


O CENFAP apresenta a Alagoas através de seu PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, o Projeto PROSSEGUIR. Através desta iniciativa pretendemos fazer parte dos que trabalham para a inovação e superação de obstáculos presentes no desenvolvimento da educação em nosso país e em Alagoas, visando especialmente com o PROSSEGUIR apresentar uma alternativa de superação da evasão e desestímulo dos envolvidos com a oferta da Educação de Jovens e Adultos-EJA.

A partir de nossas experiências observamos que a população que busca a Educação de Jovens e Adultos e a qualificação profissional traz em si uma característica comum e que é alvo deste projeto: a baixa escolaridade, a intermitência ou interrupção de percursos escolares, trajetórias de trabalho marcadas por experiências em atividades que não requerem qualificação mais complexa. Ao mesmo tempo, seus percursos de vida e de trabalho também são carregados de experiências e conhecimentos, bem como de necessidades e expectativas, que tornam esta modalidade de educação diferente da educação básica oferecida na infância e adolescência. Nesse sentido, traçar a caracterização desse público, a partir das experiências municipais com EJA e qualificação profissional e desta experiência desenvolvida pelo CENFAP, é elemento fundamental para a construção de mais um novo caminho possível para as ofertas desta Modalidade de ensino através deste PROJETO.

Os objetivos do PROJETO PROSSEGUIR deverão corresponder tanto à concepção de educação presente nas diretrizes da EJA, quanto às necessidades da população atendida por essa política, necessidades estas detectadas na caracterização do público.

É portanto, com esta sensibilidade que o CENFAP em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, presta serviço de Assessoramento na implantação e implementação da Proposta de Educação de Jovens e Adultos com Profissionalização, oferecendo a formação escolar no nível fundamental de 1º e 2º segmento da EJA, a fim de contribuir para a elevação da escolaridade básica daqueles que não tiveram acesso na idade própria.

Tendo em vista a reorganização do trabalho escolar oferecido aos jovens e adultos, surge a necessidade de apresentação de uma proposta alternativa e inovadora de EJA, atualizada e adequação a legislação vigente e às recomendações do Ministério da Educação e dos Fóruns que discutem a oferta da EJA e em especial do Ensino Noturno.

Apresentaremos também todas as informações deste Projeto, desde sua dimensão Pedagógica, Administrativa, Física e Financeira, que garantirão o sucesso de sua execução.

Na Proposta Pedagógica - PP, ora apresentada, é possível conhecer a trajetória da SEMED e em especial da Instituição piloto onde se desenvolverá o projeto, bem como de todos os princípios para o desenvolvimento do Projeto.

Diante desse contexto, o CENFAP apresenta o Projeto Pedagógico a SEMED para a execução em apenas uma escola piloto para a implantação desta renovada proposta pedagógica especificamente direcionada a Educação de Jovens e Adultos, contendo uma síntese de nossa concepção de educação, com objetivos, ideais, e missão específicos do nosso comprometimento com uma educação plena e de qualidade, voltada para o cidadão integrante e partícipe da sociedade contemporânea.

A DIRETORIA DO CENFAP


(82) 3338-4185 / 3338-2078

  • Endereço

    Rua Desembargador Hermann Soares Torres, 279 - Maceió/AL
    CEP: 57.050-420 - Farol
    Fone: 82 3338.4185