Notícia

Postada em: 11/11/2014 ás 16:21
Por: Neto Rocha

I GIAL

Cenfap e Sepaz promovem gincana em unidades femininas de comunidades em Craíbas e Satuba


O Centro de Educação Profissional e Superior Santa Maria Madalena (Cenfap), em parceria com a Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), realizaram nos dias 5 e 6 de novembro, a I Gincana Integra Acolhe Alagoas - GIAL. A programação teve início às 14h, na Comunidade Kerygma, localizada no município de Craíbas e foi concluída às 16h, na Comunidade Projeto Sarar, em Satuba. 

 

A proposta de trabalho, explicou o coordenador de Esporterapia do Cenfap, professor Gilvan Moreira, visa uma maior integração entre as dependentes químicas acolhidas no Projeto Acolhe Alagoas, bem como resgatar valores de responsabilidade, companheirismo, cooperação, visando construir aprendizagens que contemplem os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

 

“Essa proposta está baseada uma educação escolar focada nos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento. Portanto, propomos atividades diferenciadas, para que haja troca de experiências e socialização entre acolhidas e acolhidas, acolhidas e monitores, acolhidas e conselheiros, presidente e acolhidas, promovendo assim um ambiente de respeito, cooperação, consideração e aprendizagem”, acrescentou Gilvan Moreira.

 

Para a equipe técnica do Cenfap, o desenvolvimento da I Gincana Integra Acolhe Alagoas - GIAL, além de instigar o bom relacionamento, contribuiu também para motivar as acolhidas a uma participação mais ativa das atividades da comunidade acolhedora.

 

“Ao analisar o quadro atual, percebemos que há um desinteresse, ou até mesmo, uma falta de objetivos por parte de nossas acolhidas. Com isso, é importante resgatar a autoestima, a identidade e a percepção do "EU" enquanto ser participante de uma sociedade que a cada momento sofre transformação e com isso necessita de estar preparado para viver de tal forma a questionar, refletir, desenvolvendo ações que justifiquem a existência enquanto cidadão”, afirmou.

 

Desta forma, o professor Gilvan Moreira ratificou a importância da gincana, na qual o eixo central é a percepção da importância dos valores morais e éticos. “Com isso, se faz necessário o envolvimento de toda a comunidade, priorizando os pontos fundamentais para que os objetivos sejam alcançados”.

 

Segundo o professor Gilvan, essa atividade propôs às acolhidas desafios que levaram a elas perceberem situações-problemas, nas quais, através do raciocínio, das atitudes e da reação, puderam estabelecer relações de sabedoria, respeito, amor e paz.

ATIVIDADES

 

TAREFA

PONTUAÇÃO

01

Corridas com bolas

10

02

Corridas com saco

20

03

Enchimento de bolas

20

04

Desafio matemático

30

05

Soletrando

20

06

Cabo de guerra

30

07

Provas relâmpagos

10

08

Qual é a música?

20

09

Formando frases

20

10

Provas surpresas

50

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Espalhe por a

(82) 3338-4185 / 3338-2078

  • Endereço

    Rua Desembargador Hermann Soares Torres, 279 - Maceió/AL
    CEP: 57.050-420 - Farol
    Fone: 82 3338.4185