Notícia

Postada em: 08/11/2014 ás 00:58
Por: Neto Rocha

Pós-graduação beneficia 200 professores da Educação

Pós-graduação beneficia 200 professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Especialização é em gestão escolar e práxis em educação infantil e ensino fundamental

Professores da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de São Miguel dos Campos participaram, dia 19 de setembro, da aula inaugural dos cursos de pós-graduação em gestão escolar, coordenação pedagógica e em práxis na docência - educação infantil e ensino fundamental.  Os cursos estão sendo ofertados pela Secretaria de Educação do município em parceria com o Cenfap – Centro de Educação Profissional e Superior Santa Maria Madalena, com certificação pelo Isepe Rondon – Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão do Paraná.


A secretária municipal de Educação, professora Maria do Amparo Carvalho de Farias, deu boas-vindas aos cursistas, destacando o compromisso da gestão municipal em idealizar ações afirmativas que proporcionem a qualidade do ensino e da aprendizagem educacional, com a implementação de cursos na modalidade Latu Sensu, leia-se Especialização.


“Entendemos que através desses cursos promoveremos posturas profissionais diferenciadas que, por sua vez, retornarão para os espaços escolares mais autônomos, críticos, criativos e comprometidos com os ideais, com o objetivo de contribuir para uma educação de excelência”, afirmou.


Ela frisou que essa especialização busca, entre outros motivos, elevar os índices da educação pública municipal, “e a certeza de que nunca é demais investir em educação quando se tem  profissionais motivados e sedentos de saber científico, para desta maneira melhorar sua prática em sala de aula, tornando-os educadores pesquisadores”, acrescentou.


Há dois anos o Cenfap ministra cursos para os docentes de São Miguel dos Campos, por meio de convênio com a Prefeitura e os resultados hoje reafirmam a importância desse investimento que fez o município crescer em 2013 no Índice Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do 1º ao 5º  e do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Os dados foram divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC).


Essa iniciativa, segundo o professor Neilton Nunes, gerente de Programas do Cenfap, tem o foco na aprendizagem do aluno. Visa atender professores de Matemática e de Língua Portuguesa, disciplinas nas quais os alunos apresentam mais dificuldades na aprendizagem.


 “Nosso desafio é criar condições objetivas para que os professores otimizem sua prática pedagógica, no sentido de ensinar bem, possibilitando aos alunos da rede pública  o domínio de outras áreas do conhecimento, para as quais o saber da matemática e da língua portuguesa é básico e essencial”, explicou.


O cursista Miguel Alexandre, professor da Escola Luzinete Lindalva Jatobá, disse ser um privilégio participar dos cursos de pós-graduação. “Nosso objetivo é melhorar sempre a didática em sala de aula, para que os alunos venham a aprender os conteúdos das disciplinas de forma integral, possibilitando a todos a chance de concluir o ensino fundamental, médio, profissionalizante e universitário com sucesso, pois contribui para o maior interesse do aluno e, consequentemente, faz diminuir a evasão”, afirmou.


A diretora acadêmica do Cenfap, Idabel Nascimento Silva, adiantou que em breve terá um encontro com a secretária municipal de educação, para discutir a realização da Conferência Municipal de Educação, cujo tema está centrado nas inovações pedagógicas. “Nossa prioridade é trabalhar a formação de especialistas com o foco na melhoria dos resultados do Ideb no município”.


Ela destacou, por exemplo, o curso de secretário escolar, que visa melhorar o funcionamento da organização do sistema de ensino local. “Nesse sentido, estudamos com a gestão municipal a implantação de formações à distância, para permitir a todos os educadores essa qualificação, incluindo os professores que lecionam em escolas de difícil acesso”.



Espalhe por a

(82) 3338-4185 / 3338-2078

  • Endereço

    Rua Desembargador Hermann Soares Torres, 279 - Maceió/AL
    CEP: 57.050-420 - Farol
    Fone: 82 3338.4185