Notícia

Postada em: 08/11/2014 ás 00:35
Por: Neto Rocha

Cenfap e Sepaz realizam I Jogos Acolhe Alagoas

Cenfap e Sepaz realizam I Jogos Acolhe Alagoas com dependentes químicos em recuperação

I JOAL reuniu cerca de  300500 pessoas no ginásio do Lar São Domingos, no bairro de Mangabeiras

O ginásio poliesportivo do Lar São Domingos, em Mangabeiras, foi palco, dia 19, do I JOAL/2014 - I Jogos Acolhe Alagoas, na modalidade Futebol de Salão (Futsal). O I JOAL foi realizado pelo Programa de Monitoramento do Projeto “Acolhe Alagoas”, desenvolvido e executado pela equipe técnica do Centro de Educação Profissional e Superior Santa Maria Madalena (Cenfap) nas 28 comunidades acolhedoras e terapêuticas credenciadas pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz).

A competição reuniu dependentes químicos em recuperação de 14 comunidades inscritas no evento. A programação dos jogos tve início às 8 horas, e o encerramento às 16 horas, um momento solene e festivo com a entrega de troféus, medalhas e kits esportivos para as equipes vencedoras.

Cerca de 300 pessoas participaram do I JOAL/2014, entre competidores dos jogos, dirigentes, conselheiros, monitores e demais integrantes das comunidades de Juvenópolis (Maceió), Nova Jericó e Iobel (Marechal Deodoro), Projeto Sarar e Inove (Rio Largo), Comunidade Terapêutica Nova Vida, Sagrada Família, Dona Paula e Lar Semear (Arapiraca), Jesus Te Ama (Anadia) e Bom Samaritano (Penedo), Rosa Mística (União dos Palmares), Comunidade Shalom (São Miguel dos Campos) e São Paulo Apóstolo (Coité do Nóia). Os árbitros que atuaram nos jogos são credenciados pela Federação de Arbitragem do Estado.

Na semana que antecedeu a competição as comunidades inscritas receberam a visita da equipe técnica do Cenfap (que atua na pesquisa, no monitoramento e na implantação do esporterapia). A equipe, acompanhada de profissionais da área de saúde e da educação física, psicólogos e assistentes sociais, fizeram a avaliação das condições físicas e psicomotoras dos participantes.

A realização do I JOAL é fruto do trabalho de esporterapia desenvolvido pelo Cenfap nas comunidades. A competição teve por finalidade promover a disputa saudável como forma de lazer, bem como a confraternização dos acolhidos das comunidades do Projeto Acolhe Alagoas.

“A prática esportiva é, sem dúvida, a melhor forma de exercício físico, promove a socialização e acrescenta valores aos praticantes como compromisso, responsabilidade, disciplina e respeito ao próximo, ou seja: é de grande importância no processo de recuperação dos dependentes químicos. Portanto, devemos estimular o esporte como agente social de resgate e integração, capaz de contribuir com a cultura de paz, do convívio comunitário e da reinserção social”, justificou o professor Gilvan Moreira, psicólogo e educador físico, especialista em Psicologia do Esporte, coordenador da equipe do Projeto de Esporte do Cenfap.

Já o também psicólogo Henrique Jonathan afirmou que o objetivo do JOAL é contribuir para o desenvolvimento integral do acolhido como ser social, autônomo, democrático e participante, além de estimular o exercício da cidadania através do esporte e do lazer



Espalhe por a

(82) 3338-4185 / 3338-2078

  • Endereço

    Rua Desembargador Hermann Soares Torres, 279 - Maceió/AL
    CEP: 57.050-420 - Farol
    Fone: 82 3338.4185